Projeto de Subsídio Global - Hospital São Vicente de Paulo recebe doação de equipamentos do Rotary Club de Passo Fundo Planalto Médio
Postado em: 23 de Março de 2023 por Rotary Club de Passo Fundo-Planalto Médio
O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, realizou nesta quinta-feira (23) uma cerimônia de recebimento de equipamentos doados pelos Rotary Clubs, através do projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária. A doação feita pela organização vai beneficiar, diariamente, os 120 leitos disponíveis para crianças e adolescentes do Centro Oncológico Infantojuvenil, UTI Neonatal, Pediatria, CTI Pediátrica e Ambulatório. A Instituição hospitalar recebeu um aparelho de ultrassom Sonosite Edge II com acessórios e duas bombas de infusão de seringa - perfusor Compact Plus.
O coordenador do Centro Oncológico, Pablo Santiago, explicou que os equipamentos são fundamentais em vários procedimentos médicos. “Para que a nossa comunidade possa entender, o ultrassom portátil é importantíssimo para que possamos fazer o diagnóstico à beira do leito, em muitas situações agudas onde o paciente pode ter complicações em decorrência do próprio tratamento. Então, essa máquina vai nos permitir uma assertividade maior e uma conduta mais rápida. Já as bombas de infusão são utilizadas para administrar medicações de alta dose e que exigem um controle maior de infusão, como é o caso dos quimioterápicos”.
O médico oncologista lembra ainda que a melhoria da estrutura física para os atendimentos reflete nos índices de cura dos pacientes pediátricos com câncer. “Em centros onde há equipamentos de ponta, equipes multiprofissionais especializadas, atividades lúdicas e um serviço humanizado, as chances de cura são de 70% a 80% dos casos. Este é o objetivo do Hospital São Vicente de Paulo com Unidade de Internação Oncopediátrica, inaugurada recentemente com 30 leitos modernos, e a chegada de novos aparelhos doados pelo Rotary vai colaborar diretamente com o diagnóstico precoce da doença”.
O presidente José Miguel Rodrigues da Silva agradeceu o apoio dos clubes de Rotary que, entre vários projetos, escolheram uma proposta do HSVP para investir recursos do Subsídio Global. “Estamos muito felizes, pois esses equipamentos vão ajudar as equipes com o diagnóstico, manejo e o tratamento de todas as crianças e adolescentes internadas no hospital. Precisamos valorizar iniciativas como a dos Distritos e do Rotary International que são fundamentais na manutenção de estruturas como a nossa que oferece tratamento digno e igualitário aos pequenos pacientes do Sistema Único de Saúde e outros convênios”.
A cerimônia de descerramento da placa da doação foi realizada junto ao Centro Oncológico Infantojuvenil e contou com a presença da diretoria do Hospital, profissionais das áreas contempladas e rotarianos de toda a região. Em nome da organização falaram o atual governador do Rotary Distrito 4700, Antoninho Scottá, e a governadora, no ano rotário 2021-22, Evanisa Fátima Reginato Quevedo Melo.
“Os recursos para este projeto são oriundos da parceria da Fundação Rotária com os Distritos 4700, 4660 e 3030 da Índia, e do apoio do Rotary Club de Passo Fundo Planalto Médio e Rotary Club de Palmeira das Missões. A escolha do projeto do HSVP levou em conta diretrizes estabelecidas pelo Rotary Internacional, sendo gerido por meio de uma gestão responsável e um forte compromisso com a excelência da organização”, informaram os governadores.
Saul Spinelli, secretário de Cidadania e Assistência Social e voluntário na luta contra o câncer, ajudou a intermediar a parceria entre os Rotary e o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. “O Rotary é uma organização que nunca se eximiu do seu compromisso social, uma prova disso é a campanha realizada há mais de 35 anos com o objetivo de livrar o mundo da poliomielite. Aqui em Passo Fundo não é diferente, os rotarianos resolveram apoiar mais uma causa ligada a área da saúde e, desta vez, a bandeira escolhida foi a do câncer infantojuvenil. Sem dúvidas, eles tomaram uma grande decisão, afinal o Centro Oncológico Infantojuvenil daqui é o maior do interior do Estado. Precisamos de mais organizações como o Rotary, que é formado por pessoas que fazem o bem e a diferença no mundo. O desejo que fica é de que este exemplo seja seguido por todos nós”.
Créditos: Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP






